Notícias

10/07/2020 09h30
Líder do Entregadores Antifascistas defende CLT como principal bandeira dos motoboys de apps

O entregador Paulo Lima, criador do movimento “Entregadores Antifascistas no Brasil, conhecido após liderar manifestação contra os aplicativos de entregas rápidas, concedeu entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Lima, que é paulistano e já trabalhou como motoboy de 2012 a 2015 e retornou ao setor no ano passado como entregador por aplicativo, relata os problemas vividos por ele e seus colegas e quais as principais bandeiras de defesa.

Em uma das questões sobre qual o pleito que defende, o entregador é categórico: “CLT. A gente quer que os aplicativos garantam café da manhã, almoço, jantar, lanche da tarde e da madrugada, para quem trabalha nesse período. A partir disso, vamos conseguir fazer os aplicativos garantirem vínculo empregatício”, disse.

Sobre a média feita por um entregador de aplicativo em São Paulo, Lima responde que já chegou a ficar quatro horas parado num pedido para ganhar 7 reais e que quando ganha um pouco mais, é preciso levar em conta os gastos com a prestação da moto, telefonia, manutenção, alimentação e seguro. “Não aguentei pagar”, lamenta.

Lima também fala sobre o aumento de entregadores via app nessa pandemia. “Os aplicativos triplicaram o número de motoboys nas ruas. Uma empresa que não tem responsabilidade nenhuma com os trabalhadores pode ter quantos quiser, certo?, comenta, referindo-se à essas plataformas.

Ainda em relação à crise pandêmica, o entregador relata o agravamento da situação. “Não é fácil. Isso está sendo documentado em um filme chamado Pandelivery*, que nos acompanha desde o início da pandemia e será lançado em julho. Nele, tem entregador infectado com Covid que foi bloqueado. O que as pessoas têm que entender é que o valor de mercado dessas empresas foi baseado no não vínculo empregatício”, diz.

*O filme “Pandelivery – quantas vida vale um frete” é um documentário que aborda a realidade vivida pelo entregador de aplicativos coletando depoimento de diversos motoboys. O SEDERSP também teve participação nesse material, com entrevista do presidente da entidade, Fernando Souza, que relatou todo o cenário das empresas formais celetistas após o advento dos aplicativos no mercado de entregas rápidas. O filme está previsto para ser lançado neste mês.

Veja a entrevista completa do entregador Paulo Lima, na Folha de São Paulo. Copie e cole o link: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/07/acreditaram-na-mentira-do-empreendedorismo-diz-lider-do-entregadores-antifascistas.shtml

(Imagem: GazetaSP)