Notícias

12/06/2020 10h15
Livro aborda os bilionários lucros dos aplicativos de delivery

Por trás do alto lucro obtido pelas plataformas de delivery, há uma mão de obra precária e desvalorizada: os motofretistas, popularmente conhecidos como “motoboys”.
Com escopo de compreender este fenômeno, a advogada Rosemeire Gelcer em sua obra "Motofretista e App's de delivery: Quem carrega esse baú?" faz uma abordagem de como essas empresas conseguem ganhar bilhões, mas pagando centavos.

O livro pontua que as empresas de delivery, por meio de aplicativo, são verdadeiras máquinas de fazer fortuna, principalmente em ambientes de catástrofe como a pandemia da Covid-19, uma vez que se verificou que esses aplicativos triplicaram o faturamento de março até junho, devido aos decretos federal e municipal que proibiram abertura do comércio e que, assim, somente os serviços de delivery foram permitidos, sendo a ponte para o comércio não parar, ainda que em funcionamento precário.

O material destaca também que neste período caótico de pandemia, os motofretistas sofreram mais acidentes, inclusive fatais, e foram deixados à própria sorte pela alta exposição do contágio letal do novo coronavírus, trazendo à superfície dos tribunais toda falta de regramento desta atividade, pelo abuso do poderio econômico das plataformas digitais, a exclusão direitos dos motofretistas e a omissão das obrigações e deveres, inclusive fiscais e tributários das empresas de aplicativo de delivery, para com a categoria e a sociedade.

A autora aborda a Revolução 4.0 atualmente vivenciada, trazendo foco sobre a necessidade de maior atenção ao desenvolvimento humano do trabalhador, para que este também se beneficie dos altos lucros angariados pelas empresas de aplicativo de delivery, pois, de acordo com Rosemeire, não há justiça social quando a empresa empregadora "ganha bilhões" e "paga centavos" aos seus trabalhadores.

O livro está a venda no site da Amazon, em formato e-book, no valor de R$ 30. Para comprar, copie e cole o link: https://www.amazon.com.br/dp/B089W9Z6LR/ref=cm_sw_r_cp_awdb_t1_gBN4EbHNW476M

Sobre a autora
Rosemeire Gelcer é advogada, palestrante, escritora e atualmente presta consultoria para empresas, com foco em compliance.