Notícias

14/05/2020 09h00
Covid-19: Campinas anuncia rodízio de veículos a partir de segunda-feira

Tem entregas para fazer na cidade de Campinas? Veja essa informação:

O prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, anunciou nesta quarta-feira (13) a implantação do sistema de rodízio de veículos a partir de segunda-feira (18) e por tempo indeterminado. O modelo será semelhante ao utilizado por São Paulo antes da pandemia do coronavírus, com a restrição de dois finais de placas por dia.

De acordo com o chefe do Executivo, a ação deve impactar numa redução diária de 20% de circulação da frota - haverá um reforço do número de ônibus do transporte coletivo no período. Com o rodízio, a expectativa é ampliar os índices de isolamento social na cidade e diminuir os números de acidentes.

O secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, explicou que a medida será válida das 6h às 20h, em toda a cidade. Equipes da Emdec farão a fiscalização, contando com agentes e o monitoramento eletrônico por radares.

Placas proibidas por dia
• Segunda-feira: finais 1 e 2
• Terça-feira: finais 3 e 4
• Quarta-feira: finais 5 e 6
• Quinta-feira: finais 7 e 8
• Sexta-feira: finais 9 e 0

"Nós precisamos manter uma taxa de 55% [de isolamento], para ter o achatamento da curva [de contágio]", disse Jonas.

Na última terça-feira (12), o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) do Estado apontou que o índice de isolamento social na cidade permanece em 45%.

O motorista que for flagrado circulando com placas proibidas no dia determinado, será multado em R$ 130,16 e receberá quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Veículos de fora de Campinas também serão fiscalizados e autuados.

De acordo com a prefeitura, profissionais de "serviços essenciais" estarão isentos do rodízio. As determinações e detalhes sobre isso estarão no decreto, que será publicado até sexta-feira.

(Portal G1 – Imagem: Estadão Conteúdo)