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13/04/2020 08h00 |
Procon notifica iFood por 'golpe coronavírus' aplicado por entregadores |
Com o isolamento motivado pela pandemia de coronavírus, muitos consumidores têm optado pela entrega de produtos e serviços via delivery, sem sair de casa. O que seria uma facilidade e uma forma segura de evitar a propagação do vírus, no entanto, acabou se tornando uma dor de cabeça para alguns paulistanos que fizeram pedidos pelo aplicativo de entrega de comida iFood nos últimos dias. É o caso de um engenheiro de 29 anos que diz ter tido R$ 3.000 debitados da sua conta bancária após cobrança indevida do entregador. "Apesar de ter feito o pagamento online e pedir para que a entrega fosse deixada na minha portaria para evitar o contato, o entregador esperou e me disse que havia uma taxa de R$ 1,90 a ser paga, apenas por cartão. Achei estranho, porque isso nunca tinha acontecido, e disse que iria buscar minha carteira." O engenheiro explica que, quando voltou, o motoboy retirou a máquina de cartão de débito para que ele concluísse o pagamento. O visor do aparelho, no entanto, estava quebrado, mas o entregador mostrou a tela do celular com o valor correspondente de R$ 1,90 para a transação. O mesmo mecanismo foi usado com uma coordenadora de compras de 25 anos. No caso dela, a cobrança feita foi de R$ 5.000. "O entregador disse que, por causa do coronavírus, havia uma taxa obrigatória de R$ 3,99 a ser paga. Entregou-me a maquininha com a tela danificada e escura, mas vi o valor na tela do celular e digitei minha senha. Quando contei para meu marido o que havia acontecido, fomos consultar o cartão e havia uma cobrança de R$ 5.000. " A consumidora diz que acionou o iFood e que, mesmo após o envio da cobrança no cartão de crédito, não houve resposta. Procon notifica Após receber os relatos de leitores enviados pela reportagem, o Procon-SP notificou o iFood para que a empresa dê esclarecimentos, até esta quinta-feira (9), sobre providências adotadas quanto ao golpe praticado por entregadores na entrega do pedido. De acordo com o Procon, o iFood deverá informar ao órgão sobre os registros de aplicação do golpe e quais serão as medidas tomadas contra ele. "É responsabilidade do aplicativo restituir os valores debitados desses consumidores, porque este entregador está na cadeia de fornecimento da empresa. É indiscutível a responsabilidade que a empresa tem sobre seus parceiros", diz Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP e Secretário Especial de Defesa do Consumidor do Estado. Para consumidores que tenham sido lesados, a orientação é que seja feita uma reclamação por meio do site do Procon. Procurado, o iFood não havia respondido à reportagem até a conclusão deste texto. As vítimas pediram para que seus nomes não fossem informados na reportagem. (Jornal Agora SP) |