Notícias

17/03/2020 22h05
Prevenção é a palavra

Vivemos uma crise mundial e que diz respeito a todos nós, empresários, empregados, colaboradores, servidores públicos, aposentados, estudantes, enfim, todos.

De uma hora para outra, a rotina mudou. Empresas passaram a trabalhar em sistema home office, a dispensar alguns funcionários, a anunciar férias coletivas e assim por diante. Em nosso setor, não poderia ser diferente. Medidas de prevenção contra a disseminação do Novo Coronavírus (COVID -19) devem ser tomadas, principalmente quando temos profissionais expostos diariamente nas ruas, como é o caso dos nossos entregadores motofretistas.

Há de se intensificar cada vez mais a comunicação e atitudes preventivas por todos os cantos das organizações. Embora as empresas formais já atuem com sistema mais rigoroso por conta da fiscalização da Medicina de Higiene do Trabalho já existente - e que torna um diferencial importante em relação aos entregadores via aplicativos -, informações aos colaboradores devem ser constantes, bem como o fornecimento de kits de produtos essenciais de proteção e higienização.

Dentre as orientações, vale reforçar sempre que agora a hora é de manter o máximo distanciamento possível entre o tomador, entregador e receptor. A cordialidade que sempre prezamos, hoje se faz de outra forma, evidenciando a importância de cumprimentar sem contato físico, mantendo rigorosa distância e sempre higienizar as mãos após uma entrega, ao chegar no trabalho, entre outros ambientes e situações.

Aos empregadores do setor, todos devem estar cientes de que qualquer sinal suspeito da doença em algum membro da corporação, medidas emergenciais devem ser tomadas. Esse, deve ser afastado imediatamente e os demais, observados. Manter a limpeza do local também faz parte das ações que devem ser tomadas por cada um de nós, empresários. Aos que podem trabalhar em casa, essa dispensa tem sido bastante favorável.

De um lado, buscamos ao máximo nos resguardar com todas essas providências, fazendo aquilo que cabe a cada um de nós, empreendedores do setor de duas rodas, preservando a saúde de todos. Na outra esfera, mais um cenário de incertezas que também acomete a sociedade de modo geral, que é o da economia, afetada em todos os setores. O anúncio, dado nesta segunda-feira (16), pelo Governo Federal para tentar proteger as empresas para garantir a empregabilidade sobre o adiamento do prazo de pagamento do FGTS e permitir o diferimento dos impostos devidos à União pelo Simples para pequenas e médias empresas por três meses, nos dá uma sensação de segurança para continuarmos nessa luta em comum, na certeza de que essa fase tão temerosa vai passar. Que assim seja!

Nossa entidade tem acompanhado todos os movimentos do setor, da economia em geral e está atenta às novas medidas de prevenção adotadas a cada dia. Qualquer novidade, manteremos o empresariado informado em nossos canais de comunicação.


Palavra do presidente do SEDERSP, Fernando Souza