Notícias

05/03/2020 10h00
Veja em que regiões do Brasil as motos são maioria

Empresário do setor de entregas rápidas. Essa reportagem da CBN mostra o quanto o país depende de veículos sobre duas rodas, sobretudo as motocicletas, seja para utilidade em trabalho remunerado, para o deslocamento pessoal, lá está a motoca por todos os cantos do Brasil. Veja a matéria.


"Rapaz, a motoquinha aqui serve pra muita coisa. Carrego ferramenta... Pra espichar uma cerca de arame precisa levar a espichadeira, essas coisas, tudo na motoca."

A moto é indispensável no dia a dia do trabalhador rural Elivan, da Fazenda Vereda, no município de Hidrolândia, Goiás:

"A fazenda fica a seis quilômetros aqui de uma vila. Utiliza pra ir lá na vila comprar alguma coisa. Tem uma cidade daqui a 18 quilômetros. Às vezes precisa comprar algum remédio. Tem que ser na motoca. Aonde você vai com ela, uma caminhonete não vai, um trator não vai, então a moto na fazenda tem mais vantagem do que uma caminhonete. Pra mim, sim. Pro patrão, não sei, mas pra mim a moto tem mais utilidade."

Para o patrão também. O consultor Welton ajuda produtores rurais a terem mais eficiência na criação de gado de corte. Numa fazenda em Juara, Mato Grosso, cinco peões foram substituídos por dois:

"O cara pra arriar o cavalo, sair daqui da sede e ir até lá o pasto da fazenda, onde tá mais distante, ele gasta quase duas horas. Então só [com] duas horas pra ir e duas horas pra voltar, ele perdeu praticamente uma manhã só trotando em cima do cavalo sem produzir nada, ele e o cavalo sofrendo no sol. Então hoje a gente está substituindo parte dos animais pelo uso de motocicleta. A equipe fica mais enxuta, a gente acaba dispensando aqueles funcionários menos comprometidos, mais fracos, mas os que ficam a gente valoriza mais, remunera melhor, treina, começa a montar uma equipe mais concisa."

O Brasil tem 27,7 milhões de motocicletas e motonetas. As maiores frotas ficam em São Paulo e Minas Gerais, mas as regiões Norte e Nordeste têm mais motos do que carros.

É o que acontece em todos os municípios do Acre e em 99% das cidades do Maranhão e do Pará. No Ceará, quase 54% da população tem moto.

A empresária Mara Cristina, dona de uma concessionária na cidade de Iguatu, a 380 quilômetros de Fortaleza, diz que os modelos mais procurados são os de baixa cilindrada, que são mais baratos:

"A moto 50 cilindradas e a moto 125 e 150 cilindradas é a que vem a atender bem esse público. É o que ele também consegue adquirir com mais facilidade."

Para incentivar a habilitação de pessoas de baixa renda, o estado do Ceará oferece a CNH gratuita desde 2009. Em Goiás, o governo criou a CNH Social no fim do ano passado.

O gerente de Fiscalização do Detran do estado, major Daniel Rezende, diz que a intenção é melhorar a preparação dos condutores, principalmente na zona rural:

"A gente faz operações aqui na cidade e chega a ter locais em que 30% das pessoas abordadas não têm carteira. E ele é maior ainda quando a gente faz as operações na zona rural. É de extrema importância que ele obtenha esse documento pra ele ter consciência da legislação de trânsito, dos riscos de ele transitar sem os equipamentos obrigatórios."

Desde 2018, os produtores rurais podem comprar moto com juros que variam de 2,5 a 5,5% pelo Pronaf, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

No ano passado, a modalidade financiou 1.636 veículos, 19% a mais do que em 2018.

(Rádio CBN)