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17/12/2019 13h00
Projeto de lei estuda restringir circulação de motos em corredores entre os carros

Nesta semana, o Jornal Nacional veiculou matéria sobre o Projeto de Lei, em discussão na Câmara dos Deputados, que pode mexer nas regras para quem utiliza motocicleta. O PL quer restringir a circulação de motos em corredores de carros.

Veja trechos da reportagem e posicionamento do SEDERSP:

A trilha sonora é essa: buzinas de motos. E essa dança perigosa nas pistas é na disputa por espaço, numa cidade com 8 milhões de carros, ônibus e caminhões e mais 1 milhão de motos.

“Tem que tomar muito cuidado com eles. Na hora de trocar de faixa dar seta”, destaca o motorista Laércio Marques. “Tem que pensar pela gente e por eles”, fala a professora Ana Carolina Barsotti Poloni.

Olhos nos espelhos, sempre. “Coloquei até um maior, para enxergar os dois lados. Mudei o retrovisor para enxergar melhor”, conta o dono de lavanderia Edson Rodrigues Bezerra.

Motoristas pressionados. Motociclistas apressados e cada vez mais numerosos. Moto é emprego na era dos aplicativos de entregas, onde a rapidez é parte do negócio.

“Tem lógica andar atrás de carro com uma moto? Não tem. E o congestionamento, como que vai ficar?”, questiona o motoboy Jonas de Souza. “Quem tem a perder muito é a própria população mesmo, né? Que precisa às vezes de uma pizza, de um documento que chegue mais rápido. Vai acabar chegando bem mais tarde por causa disso, né?”, acredita o motoboy Antonio Lima.

À espera de serviço, um olho no trânsito e outro no celular. Isso só aumenta o risco de acidentes. No ano passado, 366 motociclistas morreram no trânsito de São Paulo. Um por dia.

A proibição da circulação de motos entre os carros chegou a fazer parte do projeto original do Código Nacional de Trânsito, que está em vigor há mais de 20 anos. Mas o artigo acabou sendo vetado pela presidência da república, com a justificativa de não atrapalhar a fluidez do tráfego nem eliminar a vantagem de mobilidade das motos.

Agora, o assunto volta a ser discutido no Congresso Nacional e com uma coisa quase todo mundo concorda: é preciso criar regras, onde elas, simplesmente, não existem.

Uma das propostas é permitir que as motos andem nas faixas entre os carros quando o trânsito estiver parado ou bem lento. Proibir totalmente não é solução, diz o especialista em segurança viária.

Anos atrás, São Paulo já testou uma faixa exclusiva, separada, só para motos. Não funcionou. Ela até estimulou acidentes, por excesso de velocidade delas.

Este ano, a ideia foi proibir motos em pistas expressas, mais rápidas, das marginais. De janeiro a agosto do ano passado, a Marginal Pinheiros teve sete mortes de motociclistas. No mesmo período deste ano, só uma. Com ou sem lei específica, segue valendo a regra do bom senso.

Veja o que diz o presidente do SEDERSP, Fernando Souza, sobre esse PL:

“Esse projeto de lei é inviável. Não é de hoje que o governo tenta fazer essa proibição das motos circularem entre os veículos nas vias, porém, já foi feito um estudo para ver a viabilidade disso (e a constatação é que não seria viável). Se as motos ficarem atrás dos veículos, o impacto de acidentes será muito maior. Além disso, haverá um travamento no trânsito (imagine uma moto atrás da outra em fila indiana, com veículos atrás, mais pesados). Sem contar o número de acidentes, que certamente aumentaria. O que nós precisamos é realmente são políticas públicas de segurança para a motocicleta. Proibição não é o caminho. O que nós queremos são vias mais seguras para os nossos profissionais e demais motociclistas”


(Com informações do Jornal Nacional)