Notícias

16/12/2019 08h00
Motoboys de Jundiaí fazem protesto contra ifood

Neste sábado, 14, um grupo de motoboys que fazem entregas para o iFood realizaram um protesto contra o aplicativo. Durante a manifestação, eles avisaram que não fariam nenhuma entrega até que um representante da empresa conversasse com a categoria.

De acordo com informações do Jornal da Região, os entregadores que trabalham para esse app, cerca de 200 na região, querem reajuste por quilômetro rodado na tabela de entregas, que é R$ 1,56. A reportagem relata, ainda, que os motoboys trabalham hoje no prejuízo.

Outra reivindicação é sobre a acomodação desses entregadores. Eles pedem um local para permanecer enquanto aguardam chamados. Hoje, os motoboys ficam embaixo de um viaduto (Nove de Julho), sem banheiro, sem água e sem condições adequadas.

Em nota enviada ao jornal, o aplicativo disse ter tomado ciência da manifestação, mas continua com o mesmo discurso de sempre. Em um trecho, a empresa diz que “neste modelo de atuação, os entregadores são parceiros independentes, que atuam de acordo com a sua conveniência”.

O SEDERSP se solidariza com esses motoboys e mais uma vez enfatiza que, juntamente com outras entidades preocupadas com a péssima condição em que atuam esses entregadores, têm cobrado ações rigorosas do Poder Público. Vale lembrar que no início deste mês a Justiça reconheceu vínculo trabalhista entre entregadores e outro aplicativo.