Notícias

29/10/2019 09h05
SEDERSP em destaque em programa de rádio FM

O presidente do SEDERSP, Fernando Souza, foi um dos convidados para participar de um debate na Rádio Baruk FM, no programa Entender o Direito.

Mais uma vez, a concorrência desleal foi pauta de discussão. Outro tema abordado foi em torno das relações humanas no serviço de entregas rápidas.

Fernando explicou os principais tópicos que diferenciam uma empresa formal de uma de aplicativo, especificando que quem atua no regime celetista (no caso das empresas tradicionais) arca com todos os encargos trabalhistas e sociais e é responsável por toda a logística durante um serviço de entrega. “Já esses aplicativos precarizam a mão de obra e não se responsabilizam sobre a mercadoria, enquanto que nós nos responsabilizamos não só pela mercadoria como também pelos nossos profissionais”, disse e ressaltou que, ao contrário do que os apps afirmam, o motoboy de apps não tem autonomia em seu trabalho. “Se não fizer tudo correto, ele é bloqueado no sistema”, conta.

O aumento do número de acidentes e mortes no trânsito envolvendo motociclistas também foi debatido. “Só em São Paulo são 3 a 4 mortes por dia, fora os acidentados, que passam de 80. A gente vem intervindo nessa questão junto ao Poder Público”, disse o presidente da entidade e reforçou que na questão da segurança no trânsito, o motofretista que atua em empresa regulamentada passa por uma série de exigências e requisitos para explorar a atividade. “E os aplicativos vêm na contramão disso tudo”. O presidente também destacou a precariedade em que atuam os entregadores de apps. ”Muitos vêm do interior e trabalham mais de 12/14 horas, sem ter onde ficar quando aguardam os chamados”.