Notícias

20/09/2019 09h10
Número de motociclistas mortos em acidentes é o triplo que o de vítimas fatais em carros em SP

O número de motociclistas que morreram em acidentes no trânsito nos primeiros sete meses deste ano é o triplo que o de motoristas e passageiros de carros na cidade de São Paulo, segundo o Infosiga, que reúne dados do governo do estado.

Entre janeiro e julho, a capital registrou 490 acidentes fatais. Deste número, 165 são motociclistas, enquanto 52 são motoristas, mesmo com a frota de carros sendo cinco vezes maior do que a de motos. De acordo com o Detran, a frota de carros, de 6,2 milhões, é mais de cinco vezes maior que a de motos, de 1,2 milhão.

Conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres é o foco da programação da Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade, que teve início nesta quarta (18).

CNH suspensas
De acordo com o Detran, de janeiro a julho, a capital suspendeu 29.660 carteiras de habilitação das categorias A, AB, AC, AD e AE, ou seja, todas que envolvem permissão para dirigir motos.

O número traduz uma queda de 8,15% na comparação com o mesmo período de 2018. Entre janeiro e julho de 2018, o número de carteiras suspensas foi de 32.295.

Os motociclistas que só possuem habilitação para motos, ou seja, a categoria “A”, tiveram um aumento de mais de 17% no número de carteiras suspensas. De 591, nos sete primeiros meses do ano passado, passaram para 691, no mesmo período deste ano.

Estado na contramão
Considerando todo o estado de SP, o número total de carteiras suspensas nestas mesmas categorias aumentou de janeiro a julho deste ano. De 110.256 em 2018, para 115.185 em 2019. Na média, o estado suspende 548 carteiras de habilitação por dia. (Portal G1)


Essa é uma triste realidade para o nosso setor de duas rodas, consequência também da falta de constantes políticas públicas de segurança. Outro agravante é o incentivo que os entregadores de aplicativos recebem por fazer maior número de entregas – vale lembrar que no início deste ano a Prefeitura de São Paulo associou o aumento de acidentes a esse serviço de apps.