Notícias

31/05/2019 10h05
“GIG – A Uberização do Trabalho” Documentário produzido pela Repórter Brasil estreia neste sábado

Empresário do setor de entregas rápidas, olha que interessante esse documentário sobre a precarização do trabalho por meio dos serviços de aplicativos, com estreia programada para este fim de semana.

O trabalho mediado por aplicativos e plataformas digitais cresce no mundo todo. Mas o avanço da chamada “gig economy”, também conhecido no Brasil por “uberização”, vem despertando debates sobre a precarização e a intensificação do trabalho numa sociedade cada vez mais conectada.

Com base nesse contesto, a equipe da Repórter Brasil, que é referência nacional em pautas ligadas ao mundo do trabalho, produziu o documentário “GIG – A Uberização do Trabalho” que terá sua primeira apresentação neste sábado (1/6), às 17h30, no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000). A entrada é franca.

O documentário discute a explosão de aplicativos e plataformas que afirmam apenas mediar a relação entre consumidores e prestadores de serviços, entre eles motoboys.

“Se por um lado esse tipo de trabalho contribui para garantir a sobrevivência em tempos de crise, por outro, também gera questões sobre a intensificação e a precarização do trabalho” – frase do jornalista Leonardo Sakamoto, coordenador do repórter Brasil.

Veja abaixo a programação completa da exibição do documentário. O trailler do filme está na página do Facebook do SEDERSP.

Mostra Ecofalante de Cinema 2019
01/06 (sábado) às 17h30
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000
*sessão seguida de debate de 40 min

03/06 (segunda-feira) às 19h15
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112
*sessão seguida de bate-papo de 15 min

09/06 (domingo) às 17h45
Cine Olido
Rua Vergueiro, 1000 Av. São João, 473

Entrada gratuita

(Fonte: Repórter Brasil/ Instagram Leonardo Sakamoto)