Notícias

21/02/2019 08h40
CET e PM fazem blitz para orientar motoqueiros na Marginal Tietê

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Polícia Militar (PM) realizam nesta quinta-feira uma ação na Marginal Tietê voltada a orientar motociclistas.

A blitz , que teve início às 7h, segue até as 12h, e está sendo realizada no Posto de Apoio ao Trânsito (PAT), sentido Ayrton Senna, na altura da Av. do Estado.

Na operação conjunta, os motociclistas são parados pela PM e direcionados para o PAT, onde recebem a informação sobre a Ação Educativa e assistem uma palestra sobre segurança ministrada por um Agente de Trânsito CET e um Policial Militar.

Informações sobre pilotagem segura, velocidade, frenagem, utilização dos Equipamento de Proteção Individual – EPIs corretos (capacete, jaqueta e botas) e a maneira adequada para verificar o desgaste dos pneus, são os itens básicos da palestra aos motociclistas.
Há ainda a oportunidade para que eles possam participar do curso de pilotagem segura da CET (curso gratuito).

AÇÕES PREVENTIVAS
Em comunicado distribuído à imprensa, a Prefeitura de São Paulo afirma estar mobilizada para reduzir as mortes no trânsito principalmente no que se refere às motocicletas.

Dentre as medidas que afirma estar implantando, cita a criação da Câmara Temática de Motocicleta em novembro de 2017, com reuniões mensais (o SEDERSP, por meio de representantes da diretoria, participa desses encontros). O objetivo é “propor, discutir e divulgar políticas públicas, ações de interesse e, principalmente, melhorias voltadas para a segurança dos motociclistas na cidade de São Paulo”, afirma o comunicado.

A medida integra a proposta do novo Plano de Segurança Viária – Vida Segura.
O grupo de discussão é formado por representantes de entidades e associações ligadas ao tema como Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Sindimoto e SEDERSP.

Em maio de 2017, a prefeitura lembra também que a CET implantou restrição à circulação de motos na pista central da Marginal Tietê, no sentido Castelo Branco/Ayrton Senna.

No balanço de resultados das ações educativas junto aos motociclistas, a prefeitura cita:
– 1866 motociclistas participaram da palestra, entre maio de 2018 e janeiro de 2019;
– de 26 a 36% são motoboys ou motofretistas;
– a maioria tem entre 24 e 49 anos;
– 98% dos que responderam a avaliação consideram que as informações são úteis para eles;
– origem/destino está em bairros próximos das Marginais e cidades vizinhas como: Guarulhos e Osasco.

(Com informações do Diário do Transporte – Imagem: Reprodução site O Grande ABC)