Notícias

08/01/2019 09h05
Detran.SP disponibiliza licenciamento antecipado de 2019 para todos os veículos

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) disponibiliza desde o dia 3 deste mês até o final de março o licenciamento antecipado 2019.

Quem optar por essa modalidade, deve quitar todos os débitos – IPVA, seguro obrigatório, multas e outros valores— antes de solicitar o licenciamento antecipado.

O valor para 2019 é de R$ 90,20. Para pagar, basta informar o número do Renavam do veículo no banco, caixa eletrônico ou internet banking (se disponível o serviço).
A taxa de entrega dos Correios é de R$ 11,00. O motorista deve assegurar que o seu cadastro junto ao Detran.SP está atualizado, para que a correspondência possa ser entregue corretamente.

Todos os veículos podem aderir. O licenciamento é obrigatório, independente do ano do veículo, e a falta dele pode gerar remoção ao pátio, multas e pontos na habilitação.
Motoristas cadastrados no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e que usam o aplicativo para smartphohes e tablets estão sendo avisados do licenciamento antecipado via SMS e push.



Calendário
Quem não optar pelo licenciamento antecipado 2019 pode esperar pelo calendário anual. Ele começa em 1º de abril e vai até dezembro, exceto para caminhões e tratores, cujos prazos vão de setembro a dezembro.

Para o licenciamento pelo calendário, a regra é a mesma: todos os débitos do veículo, incluindo IPVA, seguro obrigatório e multas, devem estar quitados. Caso contrário, o documento não é emitido.

Prazo para licenciamento:
Veículos de passeio (incluindo motos), ônibus, reboque e semirreboque:
Abril – placas final 1
Maio – placas final 2
Junho – placas final 3
Julho – placas final 4
Agosto – placas final 5 e 6
Setembro – placas final 7
Outubro – Placas final 8
Novembro – placas final 9
Dezembro – placas final 0

Veículos registrados como caminhão
Setembro – placas final 1 e 2
Outubro – placas final 3, 4 e 5
Novembro – placas final 6, 7 e 8
Dezembro – placas final 9 e 10


(Com informações do Portal Detran SP)