Notícias

30/11/2018 14h00
Mais da metade dos donos de pequenos negócios não têm familiares entre seus colaboradores

Apenas um em cada três donos de pequenos negócios possui algum parente como sócio do empreendimento. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Sebrae, entre os dias 31 de agosto e 1º de outubro, que ouviu mais de 5,8 mil empresários em todo o país.

Metade dos entrevistados (51%) alegaram não contar com familiares nem no quadro de associados, nem entre os colaboradores da sua empresa. Uma das principais razões alegadas pelos empreendedores é a falta de interesse dos parentes pelo negócio.

Conforme a pesquisa, cerca de 27% dos entrevistados contam com algum familiar ou parente de sócios como colaboradores ou empregados da sua empresa. Isso acontece principalmente entre as Micro Empresas (ME), o que corresponde a 29%, percentual pouco acima das Empresas de Pequeno Porte (EPP), com 27% e Microempreendedor Individual (25%).

Apenas 11,2% dos entrevistados que possuem familiares no quadro de sócios ou entre seus colaboradores, afirmaram que encontram dificuldades com esta situação. Dos que responderam ter problemas com a presença de parentes em seus empreendimentos, 39,8% afirmam que muitos deles demonstraram um certo desinteresse pelo negócio, outros alegaram a falta de perfil adequado para a função que ocupam (15,3%) ou que os parentes acham que devem ter tratamento privilegiado (26,2%).

No Norte a proporção é maior de empreendedores que contam com algum parente seu ou do sócio enquanto colaborador ou empregado da empresa (31%), seguido pelo Nordeste (28%), Sudeste e Centro-Oeste (26% cada) e Sul (22%). O Pará é o estado brasileiro com maior número de parentes nos empreendimentos: 43%, um número bem acima do segundo colocado, que é o Amazonas, com 33%. Também são os nortistas e nordestinos que relataram de forma mais expressiva que encontram dificuldades por ter familiares no quadro de sócio ou colaborador da empresa.

(PEGN/Agência Sebrae de Notícias)