Notícias

27/09/2018 10h05
10 dicas para lidar com as pressões do dia a dia de um empreendimento
Empresário de motofrete, sabemos da correria do dia a dia de atividades e compromissos importantes a serem cumpridos. Mas entendemos também a necessidade de como organizar tudo isso e tornar o trabalho prazeroso, afinal de contas é assim que deve ser, não é mesmo? Veja essas dicas, publicadas no portal da Revista PEGN, que mostram o quanto pequenas ações fazem a diferença para a manutenção da saúde mental na rotina do mundo corporativo:

Situações de pressão podem surgir a qualquer momento em todos os aspectos da vida e são parte da rotina da maioria das pessoas. Quando se é um empreendedor responsável pelo andamento de um negócio e tudo que o envolve – como clientes, fornecedores, negociações e controle de caixa –, a sensação de pressão tende a ser maior e mais constante.

Mas, para que tudo corra bem e você consiga manter o foco no bom desempenho de sua empresa, é importante saber lidar com as pressões do dia a dia. Trazemos aqui dez dicas para facilitar sua vida. Sua saúde mental agradece.

Saiba separar o pessoal do profissional
A partir do minuto em que você começar a trabalhar, esteja por inteiro nas tarefas de seu empreendimento. Tente deixar de lado os problemas de casa, da família, do carro e etc, e foque no trabalho.

O inverso também é verdadeiro: quando encerrar o expediente, esqueça as questões da empresa e se dedique aos outros pontos importantes da sua vida.

Organize-se com uma agenda ou planilhas
Ou os dois. É importante haver organização para estabelecer cronogramas e cumprir prazos, principalmente se o seu negócio envolver o contato com muitas pessoas.
Planeje as etapas de cada tarefa, para conseguir concluir todas aos poucos e sem sustos. Desta forma, você também será capaz de perceber a tempo se alguma coisa estiver saindo dos trilhos e de elaborar planos B para resolver a situação.

Não tenha medo de delegar
É normal o dono de um empreendimento assumir mais responsabilidades do que consegue aguentar, o que muitas vezes cria a imagem de que possuir um negócio é algo sobre-humano.

Mas não precisa ser assim. Ao perceber que para manter seus compromissos profissionais em dia você está deixando a vida pessoal de lado ou seu corpo está dando sinais de estresse excessivo (dores de cabeça, problemas nas costas, distúrbios do sono, entre outros), recorra ao auxílio de um/a assistente.

Se você se sentir inseguro com a ideia de outra pessoa dominar seu negócio, passe a ela tarefas automáticas, como o suprimento de materiais de escritório e os contatos telefônicos com clientes e fornecedores. O importante é tirar um pouco do peso das suas costas.

Faça pausas para refeições e necessidades biológicas
Uma pessoa com fome é uma pessoa irritada, que sente as pressões com muito mais intensidade do que se estivesse alimentada. Da mesma forma, quem está com vontade de ir ao banheiro não tem paciência, o que afeta o rendimento do que estiver executando.

Organize-se e pare por pelo menos meia hora para almoçar e meia hora para jantar. Faça intervalos para um cafezinho ou para esticar as pernas a cada 90 minutos. Vá ao banheiro sempre que sentir necessidade.

Lembre-se: corpo são, mente sã – e ambos prontos para lidar melhor com as pressões.

Não se cobre excessivamente
Já bastam as cobranças externas. Faça o seu melhor, seja organizado, cumpra seus cronogramas e siga adiante com a consciência tranquila.

Se perceber que pessoas de fora estão lhe cobrando além do que deveriam, seja franco e exponha os prazos que estão em dia, os pagamentos que foram ou não foram feitos, as dinâmicas que estão a contento. Não permita que extrapolem, para não correr o risco de se cobrar desnecessariamente.

Evite idealizar o final de cada tarefa
Por mais organizado que você seja, não viva no futuro; esteja sempre com a cabeça no passo atual de cada tarefa. Se algo sair do planejado, a concentração no presente lhe dará condições de agir prontamente e contornar os problemas sem fazer com que eles pareçam maiores do que realmente são e sem causar uma pressão desnecessária.

Fortaleça sua autoestima
Quanto mais seguro você estiver, menos riscos de sucumbir às pressões cotidianas terá.
Interiorize a percepção de que, se você está à frente dos seus negócios e eles estão fluindo bem, é porque você é capaz. E, se algo não sair como desejado, não se culpe.
Você não é uma extensão de seu trabalho e precisa aprender a separar a pessoa física da pessoa jurídica.

Assuma a responsabilidade pelos seus erros
Todos erram. Se você cometer um erro em seu negócio, não se esconda nem se martirize; analise metodicamente o que ocorreu e assuma a responsabilidade. Simples assim.

Com a consciência tranquila, é mais fácil passar por cima de pressões. E não se esqueça: para tudo há uma solução, sempre há uma segunda chance para as coisas darem certo.

Recorra à meditação
Separar um tempo do dia para esvaziar a mente e ouvir seu interior é muito bom para manter a serenidade frente às pressões. A meditação é sua melhor amiga nesse sentido. E nem precisa ser muito tempo por dia: você pode começar com cinco minutos e, se sentir necessidade, aumentar progressivamente.

Não faz ideia de como dar o pontapé inicial? Conte com o auxílio de apps de meditação. Há muitas versões tanto para Android quanto para iOS. Escolha entre os mais populares e se sinta mais leve.

Durma bem
Noites bem dormidas são importantes para o cérebro executar as liberações de hormônios de acordo com nossas necessidades e o organismo conseguir estabilizar as funções do corpo e deixá-lo relaxado.

Se você não dormir as horas necessárias por noite (recomenda-se em torno de sete horas para um adulto médio) ou tiver noites de sono não restauradoras (aquelas das quais você já acorda cansado), não estará 100% no dia seguinte e ficará muito mais sujeito a não conseguir lidar com as pressões normais da rotina de empreendedor.


(PEGN)