Notícias

13/09/2018 10h15
Vai tomar uma decisão importante? tome-a pela manhã


Empresário do setor de motofrete: sempre é bom receber dicas que têm como "case" personalidades importantes do mundo corporativo e do setor público. Sendo assim, segue texto, publicado no portal da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios sobre o poder da decisão nos negócios:

Pesquisadores das universidades de Ben-Gurion (Israel) e de Standford (Estados Unidos) atestaram o que é chamado de “fadiga da decisão”. Esse conceito diz que quanto mais decisões alguém toma ao longo do dia, pior será sua capacidade de discernimento no final da jornada. Ou seja, o poder de decisão diário de qualquer pessoa seria, por essa teoria, limitado.

Um dos estudos dessas universidades examinou mais de 1.100 decisões que juízes israelenses haviam tomado em um tribunal para conceder ou não liberdade condicional.
Os presos que compareceram diante do juiz por volta das 9 da manhã tiveram 70% de chance de receber o benefício, enquanto no meio da tarde essa porcentagem caiu para 10%. A diferença, segundo os autores do estudo, foi a fadiga de decisão dos juízes. Esse cansaço levaria a pessoa a escolher o caminho mais fácil – no caso, negar a condicional.

Levando a teoria para o mundo dos negócios, o ideal seria tomar decisões importantes no início do dia. E isso começa pelo café da manhã. Optar sempre pelo mesmo alimento, já elimina uma decisão do seu dia. O ex-presidente norte-americano Barack Obama é um seguidor dessa teoria. Também, só usava ternos cinza e azuis. A mesma linha segue Mark Zuckerberg com as camisetas cinza e seguia Steve Jobs, com as pretas.

Se isso parecer loucura demais, os cientistas orientam a que as escolhas de roupa, sapato e dos alimentos para o café da manhã sejam feitas na noite anterior. Antes de terminar o dia de trabalho, já deixe as atividades do dia seguinte agendadas.

Mas se for inevitável tomar uma decisão importante no final da tarde, faça uma pausa antes. Tome um café e coma um lanche para ajudar a restaurar seu poder de decisão.

(PEGN)