Notícias

02/09/2014 13h10
SEDERSP alerta sobre aplicativos para contratação de serviços de motofretistas
Recentemente, algumas empresas sem vínculo com o âmbito sindical da atividade de motofrete desenvolveram aplicativos online que possibilitam a contratação de motofretistas para entregas.

Apesar de os fornecedores dos aplicativos alegarem que o sistema é um facilitador para o cliente por acelerar o procedimento de transporte, vale ressaltar que o aplicativo não garante segurança em termos de contratação, uma vez que os motofretistas que usufruem do dispositivo são autônomos, não cumprem quesitos da CLT e da convenção coletiva, o que leva o tomador de serviço a ser co-responsável pelo descumprimento de qualquer norma.

Em caso de acidente, os motofretistas não dispõem de seguro de vida, e os serviços são pagos à vista sem a emissão do documento, o que caracteriza sonegação fiscal.

O SEDERSP foi recebido pelo Ministério do Trabalho em audiência, que acatou a denúncia contra as empresas que fornecem esses aplicativos.

A entidade trabalha com a finalidade de orientar a categoria a cumprir todas as exigências implícitas, para que a atividade esteja cada vez mais fortalecida e organizada para quem receba seus serviços e para quem os realiza.