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18/04/2018 14h45
Índices de acidentes com motos poderiam ainda ser menores

Dados do Relatório Anual de Acidentes de Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgados dia 13 deste mês apontam queda de 7% do número de mortes no trânsito do ano passado em relação a 2016, incluindo motociclistas de distribuição de entregas rápidas (-1,9%). Apesar desse declínio, a notícia incomoda o Sindicato das Empresas de Distribuição das Entregas Rápidas do Estado de SP (SEDERSP) que, juntamente com as empresas formais do setor, preza pela integridade dos profissionais de motofrete.

De acordo com o estudo da CET, A maioria dos motoristas e passageiros mortos eram estudantes (11%) e autônomos (11%). Entre os motociclistas, a maioria era de ajudantes (10%) e motofretistas (9%).

O Sindicato acredita que esses índices envolvendo motocicletas poderiam ser bem menores, não fossem as irregularidades que o setor enfrenta, dentre elas os aplicativos, que atuam na prestação de serviços de entregas rápidas, na contramão dos princípios básicos de segurança, uma vez que incentivam seus motoboys autônomos a trabalhar por demanda e ganhar pela quantidade dessas entregas, causando, assim, uma ameaça no trânsito.

Ao contrário dessas plataformas, empresas regulamentadas de distribuição de entregas rápidas pautam seu trabalho com base no que rege a lei do motofrete, que assegura direitos aos motofretistas, entre eles a garantia do adicional de periculosidade e a exigência do uso de equipamentos de segurança. Com isso, os riscos de acidentes caem, sem contar os cursos periódicos sobre pilotagem segura e as ações constantes de conscientização.

Ainda no campo da legislação, vale mencionar a Lei 12.436/2011 que proíbe às empresas e pessoas físicas empregadoras ou tomadoras de serviços prestados por motociclistas estabelecer práticas que estimulem o aumento de velocidade, tais como oferecer prêmios por cumprimento de metas por números de entregas ou prestação de serviço, ou prometer dispensa de pagamento ao consumidor, no caso de fornecimento de produto ou prestação de serviço fora do prazo ofertado para a sua entrega ou realização, lei essa que ainda carece de muita fiscalização.

SEDERSP INICIA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Para fortalecer o trabalho de conscientização sobre o trabalho do motofretista e sua segurança, o SEDERSP iniciou uma campanha que tem como mote justamente um trânsito mais seguro, menos violento e de valorização ao profissional de motofrete. O sindicato disponibilizou às empresas formais do setor 10 mil adesivos para serem colados nos baús das motocicletas com as frases “Paz no Trânsito” e “Sou Profissional de Duas Rodas” abordando, de modo direto, o respeito a quem atua no setor.

Sabemos que ainda há muito o que fazer em prol de um trabalho cada vez mais seguro, mas estamos no caminho certo, seja na realização de atividades diversas com a mobilização de todos, ou na cobrança de uma fiscalização mais intensa sobre as irregularidades que o setor enfrenta ante a irresponsabilidade de quem adentrou no mercado apenas com o intuito de lucrar em cima de seus colaboradores, deixando de lado os princípios básicos de empresa séria de distribuição de entregas rápidas.

Cada relatório que aponta queda de acidentes com motos é uma vitória para o setor, porém a luta é diária!

(Com informações da Agência Brasil – Imagem Portal Globo.com)