Notícias

06/03/2018 11h30
Receita alerta para novo golpe que chega por carta

Diferentemente dos golpes tradicionais, em que falsas mensagens chegam por e-mail, os golpistas agora estão utilizando cartas para enganar os contribuintes. Segundo a Receita Federal, o contribuinte recebe por correspondência uma intimação para regularização de dados cadastrais. A carta informa um endereço eletrônico para que os dados sejam atualizados.

O contribuinte precisa ficar atento, pois o endereço informado não tem nenhuma relação com o site da Receita (idg.receita.fazenda.gov.br), apesar de conter a marca da instituição. “A carta é uma tentativa de golpe e não é enviada pelo órgão nem tem sua aprovação. A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado”, alerta a Receita.

A Receita alerta também que os dados bancários que o contribuinte precisa informar são somente os referentes à conta para fins de débito automático ou depósito de restituição do imposto de renda. Em ambos os casos, a informação é fornecida na declaração do imposto de renda.

(Veja)