Notícias

22/02/2018 12h25
Artigo do presidente do SEDERSP é publicado no Observatório Nacional de Segurança Viária

Texto esclarecedor do presidente do SEDERSP, Fernando Souza, sobre a importância de se fazer uma contratação segura na hora de solicitar um serviço de motofrete e, assim, ajudar a evitar acidentes, foi publicado nesta semana no portal do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

A ONSV é uma instituição social que visa desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos acidentes de trânsito.

No artigo, intitulado “Como minimizar os acidentes envolvendo motos?”, Fernando aponta diferenças entre motoboys que trabalham em empresas informais e motofretistas que atuam dentro das regras estabelecidas na legislação em vigor e que trabalham de modo formal, passando constantemente por cursos de capacitação, utilizando equipamentos de segurança e que não ganham por produtividade, sendo funcionários assalariados. “Com isso os riscos de se envolver em colisões são menores”, explica Souza.

Nessa temática, Fernando ressalta, ainda, que uma contratação informal desse serviço pode levar também o tomador (contratante) ao pagamento de indenizações decorrentes de uma série de irregularidades praticadas pelo contratado (motoboy ou empresa informal). “Isso ocorre porque a Lei do Motofrete 12.009/09 prevê a corresponsabilidade desse contratante”.

Ao final do texto, o presidente deixa o alerta para que todos utilizem somente serviços de entregas de empresas confiáveis, que se atentam à segurança de seus colaboradores.

Posição do Observatório

Especialista de trânsito pelo ONSV, Renato Campestrini, também reforça a necessidade de uma contratação segura: “ Para quem necessita de motofretistas para o desenvolvimento de atividades comerciais ou empresariais, busque sempre empresa qualificada, pois a qualificação daquele que presta serviços não é custo, mas investimento em segurança”.

Para ver o artigo publicado no ONSV: http://www.onsv.org.br/como-minimizar-os-acidentes-envolvendo-motos/