Notícias

16/11/2017 11h40
Quantos e quais são os feriados prolongados de 2018

Empresário do setor de motofrete, já começou a fazer seu planejamento para o próximo ano? Bom incluir nesse estudo as datas de feriados prolongados na capital paulista, já que isso influi diretamente todos os setores de serviço. Leia o texto, publicado no portal da Revista Veja.

Entre as 14 datas comemorativas, sete cairão em terças ou quintas-feiras, os chamados “feriadões” – dias que “emendam” ao fim de semana. A outra metade será celebrada em segundas ou sextas. Se concedidas todas as emendas, o trabalhador terá 21 dias de folga durante o ano. Em 2017, foram 16.

Uma importante informação é que a reforma trabalhista permite que patrões e empregados negociem a troca do descanso de feriado, o que pode acabar com as emendas prolongadas. Como a reforma entrou em vigor no dia 11, as empresas ainda estão se adaptando às novas regras.

No entanto, segundo a economista Juliana Inhasz, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), além de proporcionar um descanso extra, os feriados influenciam negativamente o comércio e a indústria. Para Juliana, o grande número de feriados prolongados reduz a produção econômica, pois menos pessoas estarão trabalhando.

“O problema não é só deixar de produzir. É ter uma estrutura de custo que continua correndo”, diz. “De uma forma geral, a gente produz menos, mas acaba gastando exatamente a mesma coisa”, observa a especialista.

De acordo com Juliana, o comércio e a prestação de serviços são os setores mais prejudicados com a mudança. “Quando falamos de comércio, uma parte significativa do salário dessas pessoas vem de comissão”, diz a economista.

Segundo ela, no prejuízo no setor industrial fica por conta do pagamento de encargos, o que aumenta o custo de manter a produção contínua.
Veja a lista dos feriados de 2018:

· Confraternização Universal – 1º de Janeiro (Segunda)
· Aniversário de São Paulo – 25 de Janeiro (Quinta)
· Carnaval – 12 e 13 de Fevereiro (Segunda e Terça) | Obs: facultativo
· Quarta-feira de Cinzas – 14 de Fevereiro (Quarta) | Obs: facultativo
· Paixão de Cristo – 30 de Março (Sexta)
· Tiradentes – 21 de Abril (Sábado)
· Dia do Trabalho – 1º de Maio (Terça)
· Corpus Christi – 31 de Maio (Quinta)
· Data Magna do Estado – 9 de Julho (Segunda)
· Independência do Brasil – 7 de Setembro (Sexta)
· Nossa Senhora de Aparecida – 12 de Outubro (Sexta)
· Finados – 2 de Novembro (Sexta)
· Proclamação da República – 15 de Novembro (Quinta)
· Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro (Terça)
· Natal – 25 de Dezembro (Terça)

(Revista Veja Imagem Internet)