Notícias

06/11/2017 13h05
Radares de velocidade média já estão em operação em SP

Desde o dia 1º de novembro estão em operação os novos radares inteligentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), na cidade de São Paulo, que podem fiscalizar o tempo e a velocidade que um veículo percorre de um ponto a outro, com intenção de desestimular o excesso de velocidade e freadas bruscas dos condutores ao verem um radar logo à frente.

Ao menos, por enquanto, os novos radares de velocidade média tem caráter educativo e não punitivo, portanto, não vão gerar multas e nem pontos na carteira dos condutores.

No entanto, os equipamentos seguem com a rotina de fiscalização tradicional, multando os veículos que trafegarem na vias com velocidade acima da permitida.

Os novos radares de velocidade média funcionam com dois pontos de referência: ao trafegar em uma via equipada com esse dispositivo o veículo tem a sua velocidade e horário registrado no primeiro ponto para efeitos de comparação ao passar pelo segundo ponto.

A partir desse levantamento, o condutor que tiver feito o deslocamento mais rápido do que o tempo necessário no trecho, segundo a velocidade máxima permitida, deve receber um aviso de advertência pelo Correios.

Os novos radares, capazes de fazer a fiscalização de velocidade média, estão instalados nas avenidas Jacu-Pêssego, 23 de Maio, Bandeirantes e na Marginal Tietê (pista expressa), nos sentido Castello/Ayrton Senna.

CONFIRA OS PONTOS DE FISCALIZAÇÃO

- Avenida dos Bandeirantes: entre a Rua Porto Martins e o número 2.040, junto à Praça Ângelo Falgetano, no sentido Rodovia dos Imigrantes. Distância: 1,6 km. Velocidade máxima: 50 km/h. Tempo: 1'55

- Avenida 23 de Maio: entre os viadutos Tutóia e Pedroso, no sentido Santana (zona norte). Distância: 2,5 km. Velocidade máxima: 60 km/h. Tempo: 2'30

- Avenida Jacu-Pêssego: entre o acesso da Rodovia Ayrton Senna até a Travessa Flor do Pêssego, no sentido Mauá. Distância: 1,8 km. Velocidade máxima: 50 km/h. Tempo: 2'10

- Marginal Tietê: na pista expressa, 200 metros antes da Ponte Freguesia do Ó até 200 metros após a Ponte Júlio de Mesquita Neto, no sentido Castello/Ayrton Senna. Distância: 1,5 km. Velocidade máxima: 90 km/h. Tempo: 1'30

(Fonte e imagem: Portal Motos.com.br)