Mensagem do presidente

15/12/2020 08h35
Não foi um ano fácil, mas sobrevivemos

Tivemos um ano atípico. Em meio ao caos decorrente da pandemia que assolou toda a sociedade no mundo inteiro, o setor de entregas rápidas se fez presente, foi a ponte entre as empresas e seus clientes em todos os segmentos. Unimos nossas forças em prol de manter nossas atividades atuantes e mais do que nunca necessárias e imprescindíveis neste momento.

Sobrevivemos. Apenas sobrevivemos nessa fase. Nos empenhamos em manter a empregabilidade dos nossos colaboradores e a sustentação das empresas formais celetistas. Para isso, pudemos contar com a empatia de todos, empregados e empregadores, prorrogando nossas Convenções Coletivas sem alterações em relação ao ano anterior, acordadas entre as partes envolvidas. Com isso, conseguimos garantir um pouco mais de tranquilidade aos trabalhadores e empresários de entregas rápidas por nós representados.

Nos solidarizamos com todo o setor de entregas e, mais uma vez, cobramos intensamente medidas urgentes de segurança e proteção aos entregadores, levando a nossa bandeira de igualdade de direitos e deveres de todas as empresas que atuam no setor de entregas, incluindo os aplicativos. Sobre esse tema, nossa entidade foi pauta em reportagens de grandes mídias, entre elas TV Globo, Folha de São Paulo, Rádio CBN, Portal UOL , totalizando mais de 80 mídias.

Tivemos também a honra de participar do documentário Pandelivery que aborda o descaso em que os motoboys de aplicativos vem sendo tratados pelas empresas de aplicativos nessa fase pandêmica. O SEDERSP foi a única entidade do setor de duas rodas a ter atuação direta nesse filme. Mas mais importante do que a nossa participação foi ver que não estamos sozinhos nessa busca por direitos iguais, principalmente no que se refere ao cumprimento das leis vigentes no setor. E o mais interessante é que, de acordo com a equipe de produção, todo o documento bruto, ou seja, tudo o que foi filmado, mesmo o que não foi veiculado, foi cedido ao Ministério Público de São Paulo para que sejam tomadas medidas cabíveis. Vamos acompanhar de perto esse caso.
Ainda em relação ao respeito e proteção aos motoboys entregadores, lançamos a campanha digital “Receba de Máscara, Respeite o Motoboy”. A ação tem como objetivo solidarizar toda a sociedade sobre a segurança de todos nessa pandemia – é nosso papel fazer esse apelo.

Também fomos atuantes em nosso posicionamento contra o Projeto de Lei 130 e favorável ao PL 578, justamente por entender que o PL 578 veio para atualizar a legislação do setor de motofrete já vigente e atuante no setor formal celetista, enquanto que o PL 130 não contempla esses direitos já assegurados e que, além de não atender essas garantias e a segurança dos profissionais, favorece as empresas de aplicativo a se eximir das obrigatoriedades já existentes em outras leis, entre elas a Lei 14.491, de esfera municipal, e a Lei 12009, de âmbito nacional. Ambos os projetos devem passar por mais uma votação, seguiremos firmes na defesa da aprovação do PL 578.

No que se refere à demais ações e eventos relacionados ao setor de duas rodas no Estado de São Paulo, o SEDERSP teve assento em diversas comissões em prol do segmento, entre eles, a entidade assinou um acordo de cooperação técnica com o Detran-SP com participação ativa na Câmara Temática de Transporte. Destaque também para o lançamento do Programa Motofretista Seguro, parceria entre o DetranSP, Governo de SP e Prefeitura e que contou com a nossa presença. Apoiamos e ajudamos na divulgação das pesquisas “Perfil do motofretista da cidade de São Paulo”, “O motofrete em tempos de pandemia de Covid-19” e “A percepção do motofretista em relação ao risco na cidade de São Paulo”, elaboradas pela CET.

Podemos ver que o SEDERSP se fez atuante em todos os sentidos nesse ano anormal. Daremos sequência e prosseguiremos no ano de 2021 com muito mais força e com a certeza de que dias melhores estão por vir. Não nos deixamos vencer em 2020 e, com certeza, continuaremos nossa luta diária e incansável de melhorias e de cumprimento dos deveres de todos. Seguiremos o nosso lema, agora mais do que nunca de que “Juntos, somos fortes”.

Desejamos um ano de muita prosperidade para as empresas de motofrete e muita saúde e paz a todos envolvidos.

(Palavra do presidente do SEDERSP, Fernando Souza)