Mensagem do presidente

10/12/2015 10h40
2015: Um ano de muitas ações e conquistas para o setor motofretista

Tivemos um ano com muitas ações e conquistas, fruto de um trabalho sério, pautado no compromisso junto aos nossos associados, sempre em busca do fortalecimento do empresariado do setor de duas rodas.

Atuamos fortemente junto aos campos governamental, setorial, sindical e trabalhista, no que se refere às reivindicações da categoria e cobranças de ações mais efetivas de combate às empresas irregulares, melhorias viárias e sugestões de vários projetos, seja nas esferas nacional, estadual e municipal.

A exemplo disso, no início do ano, participamos de uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho, na tentativa de estabelecer melhor relação com o sindicato laboral da região do Vale do Paraíba. Também numa outra audiência, na Câmara Municipal de Sorocaba, cobramos fiscalização na região. É o SEDERSP mostrando sua cara, defendendo suas bandeiras, seja onde for.

Em São Paulo, somamos força junto a toda a categoria motofretista em manifestação ocorrida em agosto, em prol da regulamentação do setor e luta contra os aplicativos – neste ano, a entidade não mediu esforços para trabalhar – e continua trabalhando arduamente - no combate direto às empresas de plataformas de aplicativos, que mascaram sua real atividade e contratam motofretistas sem as mínimas garantias exigidas por lei.

Com o objetivo de estar atento a tudo o que ocorre no universo relacionado aos sindicatos, o SEDERSP participou do Seminário de Direito Sindical no Fórum da Justiça do Trabalho de SP e, a convite da Prefeitura de SP, acompanhou a assinatura do decreto que cria a Divisão de Transportes de Cargas do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV).

Já que a pauta é destacar as ações do Sindicato no decorrer de 2015, não podemos deixar de lembrar os vários encontros do GT Motofrete, que teve como proposta discutir com as principais organizações do setor e o poder público temas relacionados ao universo das duas rodas – o SEDERSP teve forte atuação nesses encontros.

Este ano também foi de muita conexão com o empresariado, aliás, iniciamos diversas ações de melhoria de infraestrutura interna para melhor atender aos nossos associados e parceiros.
Tivemos também a participação ativa no 15º Congresso do Setor Motofretista, realizado em abril. Fizemos parte da mesa diretora e montamos um stand no local, onde reunimos representantes de sindicatos do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Pernambuco etc. Isso reforçou a união entre as regiões.

As reuniões mensais com os empresários foram de grande valia aos participantes, que, além de receber informações pertinentes do dia-a-dia, participaram de palestras importantes, uma delas sobre o e-social, exatamente em um momento em que havia muitas dúvidas em torno dessa mudança do governo.

Ainda nessa temática empresarial, fizemos valer a democracia, com a casa cheia, para discutir e apreciar, em assembleia extraordinária, as pautas de reivindicações dos sindicatos laborais de São Paulo, Osasco, São José do Rio Preto, Guarulhos e Santos para assinatura da convenção coletiva. Uma das conquistas do SEDERSP foi a inclusão de uma cláusula que permite à empresa multar e demitir por justa causa o funcionário que praticar a concorrência desleal.

No campo de responsabilidade social, nossa entidade se fez presente ao longo deste ano, com o incentivo e atuação direta em campanhas de doação de sangue, na participação das missas dominicais para os motociclistas e eventos beneficentes.

Sempre preocupado com a preservação da vida dos profissionais de motofrete, não podemos deixar de citar que o SEDERSP é grande apoiador de ações voltadas à segurança, divulgando sempre importantes informações relacionadas e cursos específicos, dentre eles o “Pilotagem Segura”, de aperfeiçoamento de motociclistas, oferecido pela CET.

Outra campanha do Sindicato que teve grande repercussão esse ano foi a de alerta sobre o perigo das pipas cortantes, ação essa que rendeu inúmeras publicações de um artigo e matérias sobre o assunto em diversas mídias.

À propósito, vale destacar que conquistamos o reconhecimento da imprensa, que passou a olhar a entidade como referência quando o tema é o setor de transporte por duas rodas, seja para opinar sobre as mudanças viárias, tecnologia, regulamentação, cobrança de fiscalização junto ao Poder Público e questões sindicais.

Em 2015, o SEDERSP foi porta-voz do setor em vários jornais, revistas, blogs, sites, TVs e rádios, dentre eles: Diário de SP, Jornal Agora; Revista Época Negócios; Portal UOL; Diário do Grande ABC; Revista Motoboy Magazine; Diário de Notícias, considerado o mais importante jornal jurídico do país; Diário de Sorocaba; Cruzeiro do Sul; Todo Dia, que abrange 15 cidades da região de Campinas; Portal EBC Brasil, que distribui matérias para os principais jornais e revistas do país com notícias relevantes do Brasil e do mundo; os sites Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), respeitada entidade não governamental e Associação Brasileira de Educação de Trânsito (Abetran), bem como os blogs Transitar, Filosofia em Trânsito e outras diversas mídias de bairro não citadas aqui, porém não menos importantes. Na televisão e nas rádios, destaque para as TVs Globo, Gazeta e Brasil e rádios Capital e Nossa Rádio, que ouviram as principais reivindicações da nossa entidade.

Outra importante conquista...

No meio do ano, fizemos um alerta aos empresários de Santos sobre a convenção coletiva dessa região, feita por um sindicato não representativo – o Semmec. Só que não ficamos de braços cruzados ante essa realidade. Partimos para a luta e, no mês de novembro, em nossa última reunião do ano com os associados, realizada em nosso novo espaço, na Avenida Paulista, demos, em primeira mão, a excelente notícia de que o SEDERSP ganhou ação que movia contra essa entidade, com pedido de suspensão dessa, que vinha atuando com a prática ilegal como associação representativa da categoria patronal motofretista, uma vez que não tinha legitimidade para exercer essa função.

Essa foi mais uma vitória deste, que é o único sindicato representativo dos empresários do setor de duas rodas!

Pelo que podemos ver, tivemos um ano de muito êxito, graças ao empenho de toda a nossa diretoria e, principalmente à confiança de nossos associados, colaboradores e parceiros.

Nesta ocasião, aproveito para desejar boas festas a todos e que venha 2016 com muito mais ações, novidades, conquistas e união, afinal de contas: “Juntos, somos fortes!”.

Fernando Souza, presidente do SEDERSP